Comportamento, Vida Cristã, Estilo de Vida, Moda, Beleza, Música, Livros, Textos, Estudos Bíblicos, Desafios, Desenvolvimento Pessoal.

6 Mitos e Verdades sobre Cuidados com a Pele


Olá meninas, tudo bem ? Então, hoje o post não vai ter dicas de moda, e sim dicas de cuidados com a pele. Muitas pessoas tem várias dúvidas de como cuidar da pele, por isso, pesquisei vários mitos e verdades sobre esses cuidados. 
Vamos ao post? 

1. Banhos quentes prejudicam a pele? VERDADE. 
Banhos muito quentes removem a gordura natural de proteção da pele, levando a um desequilíbrio nos mecanismos de retenção hídrica cutânea e, por fim, á desidratação. O ideal é manter a pele sempre hidratada. 

2.  A pele do corpo deve ser tratada da mesma forma que a do rosto? MITO

Cada uma tem suas particularidades. Geralmente, a pele do corpo é mais espessa e 
contém um menor número de glândulas sebáceas sendo, portanto, mais suscetível à desidratação. Procedimentos dermatológicos no corpo devem ser realizados com mais cautela devido à maior dificuldade de cicatrização em relação à pele do rosto.

3. A pele oleosa precisa ser lavada várias vezes ao dia? MITO

Quando lavada várias vezes ao dia, a pele oleosa pode apresentar o chamado efeito rebote, que consiste em um aumento da produção de gordura para compensar a oleosidade que foi removida. A pele entende que está ressecada por causa das lavagens sucessivas e aumenta a produção de lipídios, tornando-se ainda mais oleosa. O ideal é que a cútis oleosa seja lavada até duas vezes ao dia com sabonetes específicos.

4. O sol melhora melhora as espinhas ? MITO

Apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol provoca uma piora alguns dias depois devido ao aumento da produção de oleosidade  e da espessura da epiderme {camada mais superficial da pele}, o que contribui para a obstrução dos poros.

5. Banho demais faz mal a pele? VERDADE

A água não faz mal à pele, porém o uso excessivo de sabonetes pode retirar a camada de oleosidade necessária para a manutenção da integridade da pele, causando o seu ressecamento, especialmente nos idosos, crianças e em cidades com clima seco.

6. Roupas e guarda-sol protegem a pele dos raios solares nocivos? VERDADE

Antes do advento das loções e cremes protetores solares, as pessoas utilizavam roupas para se resguardar da luz do Sol. Alguns tecidos, como aqueles com tramas mais estreitas, conseguem impedir a passagem de radiação UV e, dessa forma, protegem a pele contra os efeitos danosos dos raios solares, sendo poderosos aliados
dos fotoprotetores.


Selecionei apenas algumas amores. Espero que tenham gostado! Um super beijo e até o próximo post. 




2 comentários:

  1. Amei as dicas Joyce, fundamentais para que possamos cuidar melhor da nossa pele haha'
    Beijos ♥
    Filha do Rei |Encomende seu Layout| Minha lojinha LariArt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim flor! Que bom que gostou, um super beijo! :*

      Excluir